Quatro conselhos para tornar seu CV vencedor

TRABALHO

man-looking-computer-screen-office-4262906Conheça algumas dicas fundamentais para quem precisa reformular o Curriculum Vitae em busca de um novo começo profissional.

 

Todos os anos, milhares de pessoas se aposentam, `as vezes dando adeus a cobiçados cargos e salários, enquanto, ao mesmo tempo, outras milhares, entre as quais você poderá se incluir, demonstram querer permanecer na ativa, apesar da idade suficiente para engrossar o batalhão de aposentados. Se este for o seu caso, seja porque você deseja manter-se ativo por mais tempo, ou porque quer tentar uma segunda carreira na maturidade, aqui vão algumas dicas de como adaptar seu Curriculum Vitae `as trepidantes exigências do atual mercado de trabalho.

1. Enfatize suas habilidades profissionais mais evidentes.  Se você estiver mudando de área profissional, dê destaque, no curriculo, a habilidades-curinga, isto é, necessárias em qualquer setor, como recomenda o autor Marci Alboner, do livro “Como Ganhar a Vida e Fazer a Diferença na Segunda Metade da Vida”.

Embora os trabalhadores maduros geralmente tenham acumulado muita experiência em determinado campo, é importante que adaptem o conhecimento adquirido `as novas situações profissionais e demonstrem ter participado de reciclagens e atualizações.  “Se você fez cursos e passou por treinamentos”, diz Marci Alboner em seu livro, “ ponha isso em letras grandes no curriculo, porque evidencia que você atualizou suas habilidades para a realidade do mundo atual. Com isto você adquire novas credenciais para o trabalho”.

Você também poderá ganhar pontos se tiver atuado como voluntário em serviços sociais. Dê o mesmo destaque a isto em relação ao que daria a uma importante posição desempenhada no passado.

2. Seja hábil com datas. Muitos profissionais experientes preenchem seus currículos enumerando tudo o que fizeram desde o começo da vida. Em vez disso, inicie-o com os trabalhos mais recentes e importantes já realizados. É inútil relacionar posições em que esteve nos anos 1980 ou 1990. Prefira abrir um subtítulo do tipo “Experiências Anteriores”, no qual você poderá elencar uma lista de posições e empresas onde atuou, sem datas.

3. Elimine expressões antigas. Seja cuidadoso ao checar a linguagem utilizada no currículo. Veja este exemplo: “Eu comecei trabalhando no Departamento Pessoal de uma grande empresa, onde cheguei a Diretora de Pessoal. Se escrevesse isso hoje em um currículo, daria a maior bandeira da minha idade.” Hoje as pessoas se referem ao mesmo trabalho como  sendo o de “aquisição de talentos”. Portanto, tome muito cuidado com as palavras que usar.

Além disso, procure empregar expressões que mais se aproximem daquilo que o empregador procura ao indicar as qualificações exigidas para o cargo. Imagine o que a empresa deseja e use a mesma terminologia para descrever o que você já fez.

4. Faça reformulações. O mais importante é que o seu currículo tenha a ‘cara’ de 2014. Para isso, até a escolha das fontes de texto que você utilizar podem revelar a sua idade.  Não há nada de errado com um “Times New Roman “, mas você bem que poderia procurar inovar, escolhendo algo menos comum, não é?

Seja formal ao indicar sua formação educacional, mas certifique-se de que o seu currículo atraia um eventual empregador para suas atividades online. Inclua, por exemplo, o link do seu perfil no Linkedin e informe se é frequentador de mídias sociais como o Google Plus e o Twitter. São coisas positivas de estarem no seu  currículo, especialmente se você estiver preocupado em não parecer velho. Como diz um especialista, “você deveria investir em seu perfil no Linkedin tanto ou mais até do que na reformatação do seu antiquado currículo. Isso mostrará que você fala a mesma linguagem dos que buscam trabalho hoje.” (ERIC BRICKER)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.