Cientistas recomendam medidas simples e fáceis, que parecem brincadeira, mas podem afastar os perigos de doenças do coração. derrames e hipertensão.

Sim, claro que você já sabe que  o consumo de vegetais, os exercícios ou o controle da pressão arterial são maneiras seguras de se evitar o risco de doenças do coração ou de derrames. Mas há outas coisas simples e surpreendentes que você pode fazer para proteger seu coração, segundo os cientistas. Veja algumas delas:

Dê mais abraços – Abraçar alguém não é só gostoso, faz bem a você. Um abraço de dez segundos, uma ou duas vezes por dia, baixa sua pressão, segundo um estudo sueco publicado no jornal Comprehensive Psychology (EUA), que analisou os efeitos bioquímicos dos abraços. Eles aumentam os níveis do poderoso hormônio do bem-estar, a oxitocina, e causam a redução de substâncias químicas estressantes, como o cortisol.

Mantenha gengivas saudáveis. Pesquisadores da Universidade Columbia (EUA) chegaram a evidências de que quem se previne de problemas nas gengivas se protege de doenças cardíacas. Fazendo isso, segundo eles, se evita o estreitamento das artérias. O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, acompanhou a perigosa formação de placas na artéria carótida, situada no pescoço, e descobriu que essa formação é muito menor nos pacientes que tratam das gengivas, em especial com o uso regular do fio dental.

Ouça música. Agora, falando de algo ainda mais simples –ouça seu tipo de música predileto por trinta minutos, todos os dias, para melhorar a saúde do coração. Música alegre faz bem ao coração ao melhorar o fluxo sanguíneo até de pessoas com diagnóstico de doença cardíaca, garante um novo estudo realizado na Europa. Os pacientes foram incentivados a fazer exercícios, a ouvir música, ou fazer ambas as coisas. O simples fato de ouvir música beneficiou as funções cardíacas de 19% dos pacientes, enquanto a associação com exercícios elevou o índice de melhora em 39%  dos pacientes.

Mastigue sementes de abóbora e chocolate escuro. Esses dois alimentos são ricos em magnésio, mineral indispensável  `a luta contra o enrijecimento das artérias. Um novo estudo desenvolvido no Centro de Pesquisas do Envelhecimento do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Tufts (EUA) mostrou que idosos com mais alta ingesta de magnésio tinham o menor nível de calcificação das paredes das artérias.Certificando-se de que ingere a quantidade necessária de magnésio em sua alimentação diária, você se protegerá contra derrames e doenças coronarianas. Outras boas fontes de magnésio são as castanhas e o espinafre.

Fuja da constipação. OK,  este não é um assunto agradável de se tratar, mas é preciso. Os cientistas descobriram que as constipações intestinais, moderadas ou intensas, aumentam consideravelmente os riscos de ataque do coração e outros problemas cardiovasculares. Foi o que revelou um estudo desenvolvido com mais de 73 mil mulheres pela Universidade de Massachussets.

Aprenda a meditaar. Estudo recente diz ter fortes evidências de que a meditação diária faz cair significativamente a ocorrência de ataques do coração,  derrames e pressão alta. O estudo, publicado na revista Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes (EUA), acompanhou 201 afro-americanos, homens e mulheres, diagnosticados com doenças coronarianas. Metade do contingente aprendeu a meditar e a outra metade seguiu aulas de dieta e de exercícios. Cinco anos depois, os cientistas notaram a extraordinária redução de 48% na ocorrência geral de ataques do coração, derrames e mortes causadas por outras razões no grupo que aprendeu a meditar, comparado ao outro grupo, que seguiu dieta e exercícios físicos. (Reproduzido de NewsMax)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s