
Você sabia que sua formação óssea se dá enquanto você dorme? Isto mesmo! Sono de boa qualidade à noite é importantíssimo para a constituição de ossos fortes e saudáveis – além de livrá-lo da osteoporose.
Como isto acontece? Bem, tudo tem a ver com o seu ritmo circadiano – que é o relógio interno de 24 horas que todos temos.
Você tem ritmos circadianos que regulam todas as coisas no interior do seu corpo, como os hábitos alimentares, liberação de hormônios, flutuações na temperatura do corpo e outros. Um dos mais importantes é o seu ciclo de sono e vigília.
Todos esses ritmos circadianos estão sincronizados segundo um cronômetro-chefe em seu núcleo supraquiasmático (SCN, na sigla em inglês), que é um emaranhado de cerca de 20 mil células nervosas situadas na parte do cérebro chamada hipotálamo.
Pense em seu SCN como o maestro de uma orquestra em que todos os relógios individuais dos músicos batem em uniformidade. Há também genes que fazem parte do seu ritmo circadiano – e quase todas as células do seu corpo as tem, incluindo os osteoclatos (células que podem levar à quebra de ossos) e osteoblastos (as que formam o novo osso).
Você também tem genes-relógios que são parte do seu ritmo circadiano – e quase todas as células do seu corpo as tem, incluindo osteoclastos e osteoblastos. Os genes-relógios do ciclo de dormir e acordar funcionam próximos de um hormônio de que você provavelmente já ouvir falar – que é a melotonina. Eles fazem você se sentir sonolento e outras coisas, como ajudar seu corpo a reconstruir ossos e também o metabolismo destes.
Façamos um breve passeio dentro do seu corpo para ver como isto funciona…
À noite, quando escurece, seus olhos sinalizam para o SCN que é hora de começar a se sentir mais relaxado. Daí, seu SCN sinaliza para que o organismo produza melotonina, e você vai para a cama e se prepara para o sono. É então que se inicia a produção óssea. Comunicando-se com os seus genes-relógios, a melotonina ajuda a suprimir o desenvolvimento dos osteoclastos e favorece a formação de osteoblastos. Além disto, ela faz aumentar a reposição dos ossos (enzimas essenciais e proteínas associadas à estruturação óssea).
Quando você para e pensa em tudo quanto está acontecendo em seus ossos enquanto dorme, fica fácil concluir quão prejudiciais os distúrbios do sono podem ser. Uma pesquisa feita na Noruega avaliou 24.715 pessoas e descobriu que aquelas dentre elas que sofriam de insônia tinham risco 52% maior de apresentar osteoporose.
Pessoas que trabalham à noite também sofrem de má saúde óssea, e é fácil ver por quê. Nestas, o processo natural circadiano de dormir e acordar é posto de cabeça para baixo! Os estudos mostram que trabalhar à noite e dormir durante o dia destrói o equilíbrio delicado da recuperação óssea noturna, o que leva a menor densidade dos ossos. E os cochilos? Cochilos diurnos também podem aumentar as chances de fraturas dos ossos por conta da inversão do ritmo circadiano e interferência no ciclo de 24 horas do sono.
Não há muito que se possa fazer nesses casos. Mantenha os mesmos horários de sono e de vigília. Torne sua cama quente, confortável, silenciosa, o quarto escuro. Procure dormir de 7 a 9 horas todas as noites. Abandone os cochilos. Assim, seus ossos agradecerão.