Ótimas atividades para aposentados

old champ

Buscando boas ideias de atividades para sêniores?

Há todo tipo de possibilidades. Aqui vão algumas ideias interessantes para qualquer orçamento, acompanhadas de links, abaixo, que indicam mais opções.

Quando meu pai veio viver comigo, ele já estava aposentado há muito tempo. Tinha problemas sérios de visão e audição, por isso não podia participar de muitas atividades sem auxílio. Assim, me pus a buscar novas opções de ações para aposentados, pensando não só nele, mas até para mim, no futuro. Além disso, muitos dos meus amigos também já começavam a se aposentar.

O que eu gostaria de fazer quando me aposentasse? Como eu ficasse muito em casa para cuidar de meu pai em tempo integral, eu já me sentia mesmo meio aposentado. Eu fazia meu trabalho profissional de casa e queria continuar trabalhando após a aposentadoria. Assim, descobri algumas maneiras diferentes do que fazer.

Eis algumas das coisas que encontrei:

Escolha ideias de atividades que o deixem ocupado, com a mente ativa, mesmo com pequenas coisas.

Não fique parado.  Mantenha-se  motivado a fazer algo novo. (Meu pai com certeza teve de fazer isto quando perdeu quase toda a visão e audição). Ou estabeleça uma meta a ser alcançada. Não há nada que se compare a uma meta, mesmo que pequena, para despertar a imaginação.

O tipo de atividade que você escolherá depende de fatores como interesse, saúde física, mobilidade, saúde mental, orçamento etc. Mas quaisquer que sejam as circunstâncias, há muita ação para se escolher.

Atividades ao ar livre

Desligue a TV e saia! Você pode argumentar: “Eu não sou rueiro”, mas isso não é desculpa. Saia e respire um pouco de ar puro. É fácil simplesmente dar uma volta pelo quarteirão ou ir a um clube nas redondezas e se perguntar o que você poderia fazer ao ar livre.

  • Se você não tiver um jardim ou quintal, pode usar qualquer boa área defronte à sua janela favorita, levar para lá uma mesa estilo jardim, algumas cadeiras, plantas em vasos ou penduradas, um mobile. Seu “jardim interno” terá várias utilidades além da aparência de um jardim dentro de casa.
  • Se tiver jardim ou quintal, crie um recanto florestal, mesmo que pequeno, ainda que seja numa floreira de janela. Uma estufa pode ajudá-la a escolher algumas espécies de plantas e flores fáceis de cuidar. Talvez um bonsai?
  •  Se for possível, entre para um clube. É muito mais divertido participar de atividades com outros idosos ou pessoas de todas as idade. Assim, será mais fácil dar continuidade a seus esforços. Jardinagem, caminhadas ou mesmo ciclismo são atividades ideais. Algo de que você sempre gostou, ou então alguma coisa nova para experimentar. Do tipo pescar ou navegar, ou ambos. Meu pai chegou a fazer esqui aquático aos 84 anos!
  • Exercícios para idosos preenchem o tempo e, claro, são importantes para manutenção em funcionamento das articulações, dos ossos e do coração forte. Que tal uma bicicleta? Há programas para idosos com esta atividade tão saudável!
  • Ou talvez apenas a prática de caminhadas. Muitos médicos consideram ser esta, entre todas, a melhor atividade para idosos. O médico de meu pai incentivou-o a caminhar todos os dias, mesmo quando ele já tinha mais de 90 anos.
  • Planeje fazer piqueniques e festas ao ar livre. Elas podem ser combinadas com outras celebrações –ciclismo, caminhadas, jardinagem, reuniões de grupos. Se você não tiver um cachorro, ajude um amigo que tenha um e leve o animal para passear regularmente.

o-o-o-o-o-o-o

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s